Asilo clandestino no Rio mantinha idosos amarrados e em más condições de higiene
Gabrielle Gonçalves/Redação RedeTV!O local já havia sido interditado no ano passado e recebeu nova denúncia de maus-tratos

(Foto: Divulgação)
A Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida do Rio de Janeiro encontrou idosos amarrados e péssimas condições de saúde e higiene em um asilo clandestino na Grande Tijuca. O local já havia sido interditado em setembro do ano passado pelo descumprimento das normas sanitárias.
Os agentes voltaram ao endereço nesta quarta-feira (22) após uma nova denúncia de maus-tratos enviada à Delegacia Especializada de Atendimento à Pessoa Idosa.
No momento da operação, o asilo abrigava 21 idosos: 16 mulheres e cinco homens. Três dos residentes tinham sido contidos com amarrações, o que representa grave violação aos direitos da pessoa idosa.
Os fiscais ainda constataram falta de proteínas na geladeira, forte cheiro de urina e pontos de infiltração, embora o imóvel tenha passado por restauro recentemente. Alguns idosos também se queixavam de dor e mal-estar.
O estabelecimento usava uma licença sanitária destinada a associações beneficentes, mas o lugar funcionava como uma instituição de longa permanência para idosos, cuja categoria é de médio a alto risco sanitário e não mínimo, como era declarado.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp