Avião da Azul declara emergência por falta de combustível e desvia rota
Redação/RedeTV!Mau tempo impediu pouso em dois aeroportos, levando o piloto a declarar "mayday fuel"
(Foto: Reprodução/Azul)
Um avião da Azul precisou declarar emergência por baixo nível de combustível na tarde desta quarta-feira (19), após falhar em duas tentativas de pouso devido ao mau tempo. O voo AD4781 partiu de Campinas (SP) com destino a São Luís (MA), mas encontrou condições meteorológicas adversas na chegada.
Sem conseguir aterrissar, a tripulação seguiu para Teresina (PI), onde chuvas intensas, ventos acima de 35 km/h e trovoadas também impediram a operação.
Com o combustível se aproximando do limite operacional, o piloto declarou emergência ao controle aéreo com o chamado “Mayday fuel”, termo usado internacionalmente para indicar situação crítica de combustível. Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), esse alerta é feito quando a aeronave tem menos de 30 minutos de autonomia, antes que o tanque atinja o nível crítico.
Diante da situação, o voo foi desviado para Parnaíba (PI), onde conseguiu pousar em segurança, seguindo todos os protocolos. A Azul informou, em nota, que apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp