Barragem se rompe no RS em decorrência dos temporais, diz Eduardo Leite
Redação RedeTV!Barragem 14 de julho, entre Bento Gonçalves e Cotiporã, teve colapso parcial
(Foto: Reprodução / Redes sociais)
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), divulgou um vídeo nas redes sociais nesta quinta-feira (2) para confirmar o rompimento da barragem 14 de julho, que fica entre Cotiporã e Bento Gonçalves. O estado sofre com fortes temporais desde segunda-feira (29).
No vídeo, Leite diz: "recebemos, há pouco tempo, a informação do rompimento da ombreira direita da barragem 14 de Julho. O efeito não vai ser de uma devastação, enxurrada, mas vai ter o curso livre do Rio Taquari".
Ver esta publicação no Instagram
O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi, também confirmou o colapso da barragem.
“Recebemos agora a informação da Ceran, que controla as barragens, que a barragem de 14 de Julho acabou de colapsar. A informação que a gente precisa passar para todos os moradores que vivem às margens do Rio das Antas e Rio do Taquari, é sair o mais rápido possível desse local. A tendência é que isso suba em torno de 2 a 4 m. Essa é a tendência que aconteça nos próximos minutos e nas próximas horas nos municípios mais abaixo, lá no Taquari”, disse o prefeito.
Ele recomenda que os cidadãos procurem se abrigar em lugares mais altos, já que o nível do rio pode subir de 2 a 4 metros e pede que informem “o máximo de pessoas possível dentro da margem do Rio das Antas e do Rio Taquari”.
Tragédia no RS
Os fortes temporais no Rio Grande do Sul, que começaram no início da semana, já vitimaram 24 pessoas no estado até o momento. Outras 21 estão desaparecidas.
Segundo boletim da Defesa Civil, mais de 44 mil pessoas foram atingidas pelos temporais, e 8,3 mil estão fora de suas casas.
O governador Eduardo Leite decretou estado de calamidade pública.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp