20/02/2025 13:30:00 - Atualizado em 20/02/2025 14:36:00

Cardeais admitem possibilidade de renúncia do Papa Francisco: "Tudo é possível"

Redação RedeTV!

Arcebispos comentam estado de saúde do pontífice em coletiva de imprensa

(Foto: Agência EFE)

Cardeais da Igreja Católica admitiram, durante uma coletiva nesta quinta-feira (20), a possibilidade de renúncia do Papa Francisco, internado há quase uma semana devido a uma pneumonia bilateral.

O arcebispo de Marselha, cardeal Jean-Marc Aveline, afirmou que 'tudo é possível' ao ser questionado por repórteres sobre essa hipótese no Vaticano. Já o arcebispo de Barcelona, cardeal Juan José Omella, destacou que as normas da Igreja "preveem" a possibilidade de renúncia papal.

O cardeal italiano Gianfranco Ravasi também expressou sua opinião sobre o tema: “Não há dúvidas de que, se ele se encontrar em uma situação na qual sua possibilidade de manter contatos diretos, como tanto aprecia, estiver comprometida, acredito que poderia decidir renunciar.”

José Ángel Saiz Meneses, arcebispo de Sevilha, reforçou a preocupação dentro da Igreja sobre uma possível renúncia, especialmente diante da saúde delicada do Papa Francisco após a infecção pulmonar.

Embora o pontífice já tenha apresentado melhora e seu estado seja estável, Meneses sugeriu que Francisco poderia seguir o exemplo de Bento XVI caso considere não ter mais a força física necessária para exercer suas funções.

Vale ressaltar que o Papa Francisco, no início de seu pontificado, assinou uma carta de renúncia para ser utilizada caso ficasse incapacitado. Além disso, ele tem promovido mudanças no colégio cardinalício para garantir uma sucessão organizada, com 80% dos cardeais atualmente nomeados por ele.

Estado de saúde

Em boletim divulgado na manhã desta terça-feira (20), o Vaticano informou que o Papa Francisco está consciente e se alimenta normalmente no hospital Gemelli, em Roma.

“A noite foi tranquila, o Papa se levantou e tomou café da manhã em uma poltrona", afirmou a Santa Sé em um breve comunicado.

Na quarta-feira (19), o Vaticano também informou que os exames de sangue do pontífice apresentaram uma evolução positiva, indicando melhora em seu estado de saúde.

Fique informado com a RedeTV!

- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp

Clique aqui para acessar o Notícias RedeTV! no Youtube

Assista AO VIVO à programação da RedeTV!

Recomendado para você

Comentários