Prefeito de Sorocaba é alvo da PF em operação contra desvios na saúde
Ana Souza / Redação RedeTVRodrigo Manga, que ganhou visibilidade nas redes sociais por sua atuação, ainda não se manifestou
(Foto:Reprodução/Republicanos)
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (10) a Operação Cópia e Cola, que apura desvios de recursos públicos na área da saúde em Sorocaba (SP). O prefeito da cidade, Rodrigo Manga (Republicanos), é um dos alvos dos 28 mandados de busca e apreensão executados em 14 cidades do país, incluindo a capital paulista e municípios do ABC.
Agentes estiveram na residência do chefe do Executivo sorocabano logo nas primeiras horas do dia. As investigações, iniciadas em 2022, apontam a existência de uma organização criminosa que teria fraudado a contratação de uma Organização Social (OS) responsável pela gestão de serviços de saúde no município.
Segundo a PF, além das irregularidades nos contratos, há indícios de lavagem de dinheiro por meio de depósitos em espécie, pagamentos de boletos e movimentações imobiliárias suspeitas. Os envolvidos podem ser responsabilizados pelos crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, lavagem de dinheiro, contratação ilegal e frustração de licitação.
Na semana passada, o prefeito havia anunciado publicamente sua intenção de disputar a Presidência da República em 2026, revelando ter recebido um convite do PRTB, partido que lançou Pablo Marçal como pré-candidato à Prefeitura de São Paulo.
Rodrigo Manga, que ganhou visibilidade nacional por sua atuação nas redes sociais com milhões de seguidores no TikTok e Instagram, ainda não se manifestou sobre a operação.
Prefeito de Sorocaba é alvo da PF em operação contra desvios na saúde