Trump publica carta e defende Jair Bolsonaro: "Sistema injusto"
Ana Souza / Redação RedeTV!Presidente dos EUA criticou o atual governo do Brasil e pediu o fim do processo contra o ex-presidente
(Foto:Reprodução/Rede Sociais)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou uma carta na última quinta (18) em defesa de Jair Bolsonaro, afirmando que o ex-presidente brasileiro está sendo alvo de um “sistema injusto” e que o processo contra ele deveria ser encerrado. A carta foi divulgada na rede social Truth Social.
"Caro sr. Bolsonaro: Eu vi o terrível tratamento que você está recebendo nas mãos de um sistema injusto voltado contra você. Este julgamento deve terminar imediatamente! Não estou surpreso em vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte que serviu bem ao seu país.
Compartilho seu compromisso de ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, vindos do atual governo. Manifestei veementemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio de nossa política tarifária. É minha sincera esperança que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar oponentes políticos e acabe com seu ridículo regime de censura. Estarei observando de perto."
A reação do governo brasileiro veio por meio de autoridades como o vice-presidente Geraldo Alckmin, que disse não haver relação entre decisões do Judiciário e tarifas comerciais, e da ministra Gleisi Hoffmann, que classificou a carta como uma chantagem política. Trump recentemente anunciou uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, alegando desequilíbrio comercial e interferência política no Brasil, apesar de dados oficiais indicarem superávit dos EUA na relação comercial com o país.
Bolsonaro respondeu à carta com um vídeo em que agradece o apoio e afirma ser alvo de perseguição por ser a “maior liderança de direita da América do Sul”. A ação penal contra ele já está na fase final no STF, com as alegações finais em andamento. Até agora, 497 pessoas já foram condenadas pela Corte por envolvimento na tentativa de golpe de 2022, e o julgamento do ex-presidente ainda não tem data marcada.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp