06/07/2024 01:30:00 - Atualizado em 06/07/2024 01:31:00

O distrito de jogos e Esports da Arábia Saudita: Um papo sobre Qiddiya

Redação RedeTV!

Em conversa com representante, o projeto ambicioso promete se tornar um ponto global para gamers

(Imagem: Divulgação/Qiddiya)

Imagine um destino onde o mundo dos jogos se mistura com a realidade, criando um epicentro global para gamers e entusiastas de esports. Essa é a cidade de Qiddiya.

O projeto faz parte da Visão 2030 da Arábia Saudita. E tem como objetivo a criação de um centro global para gamers e entusiastas de esports para oferecer experiências únicas e autênticas. Em conversas com Rachel Brill, representante de Qiddya, durante a Gamescom Latam, compreendemos mais sobre a ideia do polo de games.

"Nossa visão é ser o epicentro global indiscutível de jogos e esports. Nosso objetivo é criar um destino verdadeiramente global onde gamers e comunidades se reúnam para experiências autênticas que não podem encontrar em nenhum outro lugar do mundo”, afirma Rachel. “O Qiddiya Gaming está impulsionando um jogo e um lugar. Como jogo, estamos criando o primeiro destino de uso misto do mundo”.

A  dimensão

O projeto ocupa 500 mil metros quadrados, o equivalente a 70 campos de futebol. Destes, 100 mil metros quadrados são dedicados a lojas temáticas de jogos, restaurantes e espaços de entretenimento. O Distrito terá quatro arenas de esports, com capacidade para 73 mil espectadores, semelhante ao estádio de Wembley.

"A infraestrutura tecnológica em uma cidade construída para brincar, com os melhores softwares, hardwares, locais de esports, instalações de treinamento, hospitalidade e infraestrutura de TIC em um único destino, é o que antecipamos como o fator impulsionador para atrair os eventos mais populares do mundo”, disse a representante.

Impacto no cenário

As projeções para Qiddiya incluem até 10 milhões de visitas anuais até 2030, consolidando sua posição como o destino mais visitado, além de ser o espaço para jogos e esports no mundo.

"No início deste ano, a Cidade de Qiddiya foi anunciada como a futura anfitriã da Copa do Mundo de Esports. O evento com um prêmio de 60 milhões de dólares, que acontecerá em Riad neste verão, é um momento decisivo na indústria”, revela.

Apoio influente

O projeto conta com o apoio de figuras importantes como Musaad Aldossary, fundador da Team Falcon, e Joachim Haraldsen, fundador da Heroic. Personalidades brasileiras como Nobru e brTT também apoiam a iniciativa.

"Estamos em uma posição incrível para trabalhar em algo que acreditamos que mudará a maneira como as pessoas jogam e brincam. Na gamescom latam, revelamos a primeira parada da turnê global do Qiddiya Gaming para apresentar a história, os personagens e a narrativa do motor de jogos. Para dar vida à visão, estamos promovendo experiências interativas para os fãs, temáticas em torno de nossas quatro zonas de jogos, em alguns dos maiores eventos de jogos na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Oriente Médio."

Sobre o futuro

O Distrito de Jogos e Esports será um ponto central na Estratégia Nacional de Jogos e Esports da Arábia Saudita, alinhando-se com a Visão 2030. Com parcerias estratégicas e infraestrutura de ponta, a empresa promete redefinir os jogos e esports globalmente.

"Embora ainda não tenhamos discutido um cronograma específico, o Distrito de Jogos e Esports está no coração da Estratégia Nacional de Jogos e Esports (NGES) da Arábia Saudita e é um motor central da Visão 2030. A missão da Cidade de Qiddiya é ser os embaixadores mais apaixonados pelo jogo do mundo, onde há algo para todos. Nos Esports, estamos impulsionando experiências para jogadores profissionais e fãs em parcerias estratégicas com o Grupo ESL FaceIt's DOTA, Counter-Strike", finalizou.

Fique informado com a RedeTV!

- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp

Clique aqui para acessar o Notícias RedeTV! no Youtube

Assista AO VIVO à programação da RedeTV!

Recomendado para você

Comentários