Autoridades brasileiras se manifestam sobre a morte do Papa Francisco
Redação RedeTV!Confira as homenagens feitas ao pontífice que morreu aos 88 anos, nesta segunda-feira (21)
(Foto: EFE)
A morte do Papa Francisco, anunciada nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, gerou grande comoção entre autoridades brasileiras.
Ministros do governo federal, membros do Supremo Tribunal Federal (STF), governadores e outras lideranças públicas expressaram pesar e homenagens ao pontífice.
Confira a seguir as declarações:
Geraldo Alckmin
Vice-presidente da República e titular da pasta da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB) lamentou profundamente a perda e ressaltou o impacto transformador de Francisco na Igreja.
“É com grande tristeza que o mundo recebe hoje a notícia do falecimento do Papa Francisco. Sua simplicidade e seu humanismo são legados marcantes de um sacerdócio vivido como vocação para a universalidade cristã, que nos inspira a encontrar convergências, onde quer que se insista em divisões. Primeiro pontífice latino-americano, primeiro jesuíta a se tornar papa e primeiro papa a se chamar Francisco, evocando o que de mais precioso existe na cristandade – a humildade, a compaixão e a fraternidade – fez história ao inaugurar um novo tempo para a Igreja e ao apontar a perseverança pela igualdade, por meio da convivência harmoniosa do diálogo, como o caminho para a humanidade”, escreveu em publicação na rede X.
Luís Roberto Barroso
Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Barroso publicou uma foto com Francisco no Instagram, exaltando a postura do papa frente aos desafios contemporâneos.
“A espiritualidade verdadeira é a expressão do bem, do amor e da paz, com sabedoria, tolerância e compaixão. O Papa Francisco encarnou essas virtudes como poucas lideranças nos dias de hoje. E a elas acrescentou o carisma e a empatia. A compreensão em lugar dos dogmas. Num tempo em que há muita escuridão, foi uma luz iluminando a humanidade. A história o reconhecerá como um dos maiores”, escreveu.
Davi Alcolumbre
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), em nota, afirmou que Francisco foi “foi um líder espiritual de grande coragem, que pregou o respeito, o perdão e a caridade. Sua luta e seu serviço aos mais necessitados em todos os cantos do planeta inspirou milhões de pessoas”.
Hugo Motta
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), também se pronunciou, destacando o papel do papa como símbolo de inclusão.
“Poucos líderes foram tão marcantes para mim como o Jorge Mário Bergoglio. Papa Francisco foi o primeiro jesuíta e o primeiro latino a ocupar o posto mais alto da Igreja. Porém, para mim, o que mais marcou sua passagem foram as transformações que ele promoveu. Francisco foi o símbolo do diálogo, do acolhimento, da compreensão e, principalmente, da inclusão”, disse.
Paulo Gonet
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, lamentou a perda de um líder que, segundo ele, foi um “líder de inestimável grandeza”.
“É com profunda tristeza que nos despedimos hoje do Papa Francisco. Líder de inestimável grandeza, mostrou a todos o poder da fé inabalável e da importância da defesa da dignidade humana. Sua Santidade deixa um legado de amor, humildade e esperança. A passagem de Mario Bergoglio por este mundo foi marcada por gestos de compaixão, palavras de sabedoria e um compromisso irrenunciável com os mais vulneráveis. O Papa Francisco sempre demonstrou coragem, guiando milhões de fiéis com ternura e firmeza”, disse o PGR.
Flávio Dino
Ministro do STF e conhecido por sua religiosidade, Flávio Dino foi um dos primeiros a se manifestar, enaltecendo o legado do papa como um cristão latino-americano exemplar.
“O Papa Francisco integra, com destaque eterno, a história da nossa Igreja Católica. Foi um exemplar Cristão latino-americano. Em um mundo em que o ódio virou indústria de bilionários, sua pregação de Estadista da Fraternidade é essencial.”, afirmou o ministro.
Fernando Haddad
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou a herança moral deixada por Francisco.
“O Papa que apontou um caminho para uma sociedade mais tolerante, justa, fraterna e solidária. Deixa um valoroso exemplo de vida”, escreveu.
Gleisi Hoffmann
A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que o papa liderou a Igreja com coragem e empatia pelos mais vulneráveis.
“Com o coração apertado, nos despedimos do Papa Francisco. Liderou a Igreja com coragem, humildade e amor pelos que mais sofrem. Sua fé caminhava junto com a justiça, resgatando a esperança ao redor do mundo. Seus ensinamentos e posições permanecerão entre nós. Siga em paz Francisco”, afirmou.
Macaé Evaristo
Ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo afirmou que Francisco deixou um “legado de humanismo, de solidariedade, do olhar atento e cuidadoso com os que mais precisam”.
“Papa Francisco simbolizou, em tempos tão duros e bélicos, uma reaproximação com valores da humildade, do amor ao próximo, do respeito e da dignidade. Os pobres não são lixo humano, precisam do nosso amor!”.
Tarcísio de Freitas
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse que o papa deixa como herança uma mensagem de fé e bondade.
“Nos despedimos hoje com muita gratidão do Papa que deixa esse mundo com a missão cumprida e um legado de bondade. Papa Francisco nos ensinou que a fé caminha junto com simplicidade e a esperança. Descanse em paz!”, disse.
Rui Costa
Ministro da Casa Civil, Rui Costa compartilhou sua experiência pessoal com o papa.
“Hoje, todo o mundo chora a morte do Papa Francisco. Tive a alegria de conhecer este homem simples e de gestos grandiosos que liderou a Igreja Católica com humildade, resiliência e amor. Que seja eterna sua memória e contribuição para um mundo mais justo e fraterno”, afirmou.
Alexandre Padilha
Ministro da Saúde, Alexandre Padilha destacou o posicionamento firme de Francisco durante a pandemia.
“O Papa Francisco foi um grande defensor do acesso gratuito à saúde, durante toda a pandemia ergueu sua voz em favor da vacina contra o negacionismo, orou pelos doentes, pelos médicos e por todos os profissionais da saúde. Tive a graça de conhecer pessoalmente o Papa Francisco durante sua visita ao Rio de Janeiro”.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp