29/08/2025 12:34:00 - Atualizado em 29/08/2025 12:37:00

Dois empresários presos por ligação com plano do PCC para matar promotor do MP

Caio Fonseca/Redação RedeTV!

Eles teriam financiado esquema do PCC em Campinas

(Foto: Divulgação/ Polícia Militar)

Na manhã desta sexta-feira (29), dois empresários foram presos sob suspeita de financiar um plano articulado pela facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) para assassinar o promotor Amauri Silveira Filho, do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público (MP) de Campinas, no interior de São Paulo.

De acordo com as investigações, o PCC também planejava matar o comandante da Polícia de São Paulo, cujo nome e função chegaram a ser divulgados.

Os detidos foram identificados como Maurício Silveira Zambaldi e José Ricardo Ramos, ligados aos ramos de comércio de veículos e transporte. Um deles foi encontrado no bairro Cambuí, região central de Campinas, e o outro em um condomínio de Alphaville.

Segundo o MP, Maurício, conhecido como “Dragão”, era especificamente responsável pela lavagem de dinheiro da facção. Ainda conforme o órgão, o namorado da filha dele também estaria envolvido no esquema. No momento da apreensão, um celular do rapaz foi encontrado quebrado sobre o telhado da casa de um vizinho.

A operação foi conduzida pelo Gaeco, em conjunto com o 1º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) de Campinas. Foram expedidos três mandados de prisão. No entanto, o terceiro investigado, Sérgio Luiz de Freitas Filho, conhecido como “Mijão” e apontado como um dos chefes do PCC, segue foragido.

Fique informado com a RedeTV!

- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp

Clique aqui para acessar o Notícias RedeTV! no Youtube

Assista AO VIVO à programação da RedeTV!

Recomendado para você

Comentários