Papa Francisco faz primeira aparição pública após alta hospitalar e diz se sentir "frágil"
Mariana Pires/ Redação RedeTV!Pontífice surpreende fiéis na Praça São Pedro, duas semanas após deixar hospital em Roma
(Foto: EFE)
O papa Francisco fez neste domingo (6) sua primeira aparição pública desde que recebeu alta hospitalar, surpreendendo fiéis na Praça São Pedro, no Vaticano. Em cadeira de rodas e com suporte de oxigênio nasal, o pontífice participou brevemente da missa dominical, presidida por bispos, e acenou para a multidão.
"Bom domingo a todos. Muito obrigado", disse Francisco em uma rápida saudação. A presença do papa não estava prevista na programação oficial do Vaticano, que indicava a tradicional bênção “urbi et orbi”, em 20 de abril, como seu retorno às aparições públicas.
Recuperação delicada
Francisco, de 87 anos, passou cinco semanas internado no hospital Gemelli, em Roma, devido a uma pneumonia que afetou ambos os pulmões. Ele recebeu alta em 23 de março e foi orientado pelos médicos a manter repouso por ao menos dois meses, além de evitar aglomerações e esforços físicos.
Segundo os médicos, o pontífice está curado da infecção pulmonar, mas segue em tratamento com fisioterapia respiratória e exercícios para recuperar a voz, afetada pelo uso prolongado de oxigênio de alto fluxo. A equipe médica também recomendou que ele adote um "estilo de vida mais calmo".
Emoção e mensagem aos fiéis
A chegada de Francisco à Praça São Pedro foi marcada por aplausos. Ele atravessou um corredor entre os fiéis, acenou e cumprimentou algumas pessoas antes de permanecer em um palco reservado, distante da multidão.
Após a missa, o papa publicou uma mensagem nas redes sociais em que compartilhou sua vulnerabilidade. "Convosco, queridos irmãos e irmãs doentes, neste momento da minha vida, compartilho muito: a experiência da enfermidade, de me sentir frágil, de depender dos outros em tantas coisas, de precisar de apoio", escreveu.
De acordo com o Vaticano, o pontífice participou da peregrinação jubilar dos doentes e do mundo da saúde, realizada neste domingo, como parte do calendário de atividades religiosas do ano.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp