09/05/2025 10:53:00 - Atualizado em 09/05/2025 10:54:00

Papa Leão XIV afirma que Jesus não é "super-herói" e nem "charlatão" em sua primeira homilia

Gabriel Anjos | Redação RedeTV!

A pregação marcou o início oficial de seu pontificado

(Foto: Vatican News)

Na manhã desta sexta-feira (9), o recém-eleito papa Leão XIV presidiu sua primeira celebração eucarística como líder da Igreja Católica. A missa ocorreu na Capela Sistina, no Vaticano, diante dos cardeais que participaram do conclave. A homilia marcou o início oficial de seu pontificado e trouxe reflexões sobre a figura de Jesus Cristo.

Leão XIV destacou que, atualmente, ainda há contextos em que Jesus é reduzido a uma imagem incompleta. “Ainda hoje, não faltam contextos nos quais Jesus, embora apreciado como homem, é simplesmente reduzido a uma espécie de líder carismático ou super-homem”, afirmou. 

O papa ressaltou que esse tipo de visão não se limita a pessoas fora da fé cristã, mas também está presente entre batizados, que acabam vivendo, segundo ele, em um “ateísmo prático”.

O trecho falado pelo pontífice se baseou em uma passagem do Evangelho de Mateus, onde Jesus questiona os discípulos: “Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?”. Leão XIV comentou que, para muitos, Jesus é apenas um homem justo e eloquente, comparável a outros grandes profetas da tradição israelita.

“Para elas, o Nazareno não é um ‘charlatão’: é um homem justo, corajoso, que fala bem e que diz coisas certas”, explicou o papa. No entanto, ele advertiu que, ao enxergarem Jesus apenas como um ser humano, essas pessoas tendem a se afastar dele diante de situações difíceis. “Durante a Paixão, também o abandonam e vão embora, desiludidas”, disse.

Leão XIV enfatizou que esse comportamento ainda é frequente no mundo atual e reforçou a responsabilidade dos cristãos de viverem e expressarem a fé com autenticidade. “Este é o mundo que nos está confiado e no qual, como tantas vezes nos ensinou o papa Francisco, somos chamados a testemunhar a alegria da fé em Jesus Salvador”

Compromissos iniciais de Leão XIV

A missa, com cerca de uma hora e meia de duração, fez parte da agenda inaugural do novo pontífice. Após a celebração, ele almoçou com os cardeais, último compromisso coletivo dos participantes do conclave, que agora retornam a seus países de origem.

Leão XIV cumprirá nos próximos dias compromissos com fiéis e jornalistas. No domingo (11), às 7h (horário de Brasília), conduzirá a oração do Regina Coeli, na Sacada Central da Basílica de São Pedro. Já na segunda-feira (12), às 5h, está previsto um encontro com os profissionais da imprensa que acompanharam o processo de transição papal.

*Com informações e pesquisas via Inteligência Artificial

Fique informado com a RedeTV!

- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp

Clique aqui para acessar o Notícias RedeTV! no Youtube

Assista AO VIVO à programação da RedeTV!

Recomendado para você

Comentários