Polícia prende o influenciador Hytalo Santos por suposta exploração de menores
Ana Souza / Redação RedeTV!Operação conjunta do MPPB, MPT e polícias resulta na detenção do paraibano em São Paulo
(Foto: Divulgação/Polícia Civil)
O influenciador paraibano Hytalo Santos e seu marido, Israel Nata Vicente, foram presos nesta sexta-feira (15), em São Paulo. O famoso é alvo de investigações conduzidas pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) por suposta exploração e exposição de menores em conteúdos publicados nas redes sociais.
O caso ganhou destaque após denúncias do youtuber Felca, feitas no último dia 6, que mencionaram situações de “adultização” envolvendo crianças e adolescentes. No vídeo, Felca citou a participação de Hytalo na produção desse tipo de material com menores de idade. A partir daí, o influenciador passou a responder a medidas judiciais determinadas pela Justiça da Paraíba, em decorrência de uma ação civil pública apresentada pelo MPPB, que também resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão.
A prisão foi resultado de uma operação que contou com a atuação conjunta do MPPB, MPT, Polícia Civil da Paraíba e de São Paulo, além da Polícia Rodoviária Federal.
Pronunciamento antes da prisão
O influenciador paraibano Hytalo Santos se pronunciou pela primeira vez desde o início da investigação por suposta “adultização” de menores em vídeos publicados nas redes sociais. O posicionamento foi dado na manhã desta quinta-feira (14), quando ele afirmou que “sempre agiu dentro da lei” e negou as acusações de exploração.
“Reafirmo minha integridade e indignação diante de falsas acusações. Não aceitarei que minha imagem e meu trabalho sejam manchados por narrativas infundadas, e seguirei defendendo, com firmeza, a verdade e os valores que sempre nortearam minha vida”, diz trecho da nota da defesa do influencer.
O caso ganhou repercussão após Felca publicar um vídeo denunciando festas promovidas por Hytalo e conteúdos com jovens, supostamente para fins de monetização. O material viralizou, gerando repercussão nacional, chegando a ser debatido na Câmara dos Deputados e levando o MPPB a abrir investigação.
A Justiça determinou a suspensão das redes sociais de Hytalo, a proibição de contato com menores até o fim das apurações, além da retirada de monetização e da exclusão dos vídeos investigados.
Na quarta-feira (13), o MPPB autorizou mandados de busca e apreensão na residência do influenciador para a perícia de celulares, computadores e câmeras de segurança.
Confira a nota na íntegra:
“Repudio categoricamente qualquer acusação de exploração de menores. Minha trajetória pessoal e profissional sempre foi guiada pelo compromisso inabalável com a proteção de crianças e adolescentes.
Esclareço que jamais me ocultei ou obstruí investigações. Estou em viagem a São Paulo há mais de um mês e permaneço, desde o início, à disposição das autoridades para todo e qualquer esclarecimento, confiando que a verdade prevalecerá sobre qualquer tentativa de distorção.
Reafirmo minha integridade e indignação diante de falsas acusações. Não aceitarei que minha imagem e meu trabalho sejam manchados por narrativas infundadas, e seguirei defendendo, com firmeza, a verdade e os valores que sempre nortearam minha vida.
Todos os esclarecimentos necessários à Justiça serão prestados nos autos do processo.”
Ver essa foto no Instagram
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp