08/05/2025 10:09:00

Você sabia? Brasileiro recusou ser Papa em 1978 e mudou o rumo da Igreja

Ana Souza / Redação RedeTV

Cardeal Aloísio Lorscheider foi eleito no conclave após a morte de João Paulo I, mas surpreendeu ao renunciar ao posto máximo da Igreja

(Foto:Reprodução/CFFB)

Um momento pouco conhecido da história recente da Igreja Católica veio à tona com a revelação do escritor e teólogo Frei Betto: em 1978, um cardeal brasileiro poderia ter assumido o trono de São Pedro, mas recusou a nomeação por motivos de saúde. Segundo o autor, Dom Aloísio Lorscheider, então arcebispo de Fortaleza (CE), foi o primeiro a alcançar os dois terços dos votos necessários para suceder o Papa João Paulo I, falecido após apenas 33 dias de pontificado.

A informação, divulgada em artigo recente de Frei Betto e repercutida pela rádio CBN, revela os bastidores do conclave que resultaria na eleição de Karol Józef Wojtyła, o Papa João Paulo II. Lorscheider, no entanto, recusou o cargo alegando sérios problemas cardíacos. O cardeal havia passado por uma delicada cirurgia, com a colocação de oito pontes de safena, e temia não suportar as exigências físicas e emocionais do papado.

A morte repentina de João Paulo I também pesou na decisão do brasileiro. A possibilidade de uma nova perda precoce abalaria ainda mais a Igreja, o que levou Lorscheider a declinar da função, abrindo caminho para Wojtyła, cujo pontificado se estenderia por 26 anos, até 2005.

Apesar dos problemas de saúde que enfrentou, Dom Aloísio Lorscheider morreu em 23 de dezembro de 2007, em Porto Alegre, aos 83 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos. Sua trajetória foi marcada pelo compromisso com os pobres e pelos debates internos da Igreja.

Fique informado com a RedeTV!

- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp

Clique aqui para acessar o Notícias RedeTV! no Youtube

Assista AO VIVO à programação da RedeTV!

Recomendado para você

Comentários