05/08/2025 20:20:00 - Atualizado em 05/08/2025 20:20:00

Moraes autoriza saídas temporárias de Daniel Silveira para tratamento pós-cirúrgico

Felipe Lessa/ Redação RedeTV!

Ex-deputado foi liberado para sessões de fisioterapia fora da prisão

Advogado mostra foto da perna de Daniel Silveira após cirurgia | Brasil |  Pleno.News

(Fotos: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que o ex-deputado Daniel Silveira deixe temporariamente a unidade prisional onde cumpre pena para realizar tratamento fisioterápico pós-cirúrgico. As saídas, válidas por 30 dias, foram concedidas para que Silveira compareça à Clínica Espaço Cuidar Fisioterapia, no Rio de Janeiro.

A decisão atendeu a pedido da defesa, que apresentou laudos médicos e relatórios da Colônia Agrícola Marco Aurélio Vergas Tavares de Mattos, em Magé (RJ), indicando que o presídio não possui estrutura adequada para o tratamento. Segundo o documento, o pós-operatório exige sessões diárias de fisioterapia, avaliação médica periódica e medicamentos específicos, recursos indisponíveis na unidade.

A medida está amparada na Lei de Execução Penal, que permite saídas de presos em regime semiaberto, mediante escolta, quando o tratamento médico não pode ser realizado dentro do sistema prisional.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) também se manifestou favorável, propondo duas alternativas: a concessão de saídas temporárias ou prisão domiciliar temporária para o tratamento. Moraes optou pelas saídas monitoradas.

Daniel Silveira foi condenado pelo STF, em abril de 2022, a 8 anos e 9 meses de prisão e multa de R$ 192,5 mil pelos crimes de coação no curso do processo e tentativa de impedir, com violência ou grave ameaça, o livre exercício dos Poderes. Embora tenha recebido indulto do então presidente Jair Bolsonaro, a Corte considerou o ato inconstitucional em 2023 e determinou sua prisão.

Desde julho, Silveira se recupera de cirurgia no joelho e, segundo laudos médicos, necessita de fisioterapia intensiva para evitar complicações como artrofibrose, rigidez articular e trombose.

Fique informado com a RedeTV!

- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp

Clique aqui para acessar o Notícias RedeTV! no Youtube

Assista AO VIVO à programação da RedeTV!

Recomendado para você

Comentários