Golpe falsa doação: criminosos usavam dados de crianças com câncer para criar vaquinhas são presos em flagrante
Laís Souza Gomes/ Redação Rede TV!Golpistas utilizavam o dinheiro arrecadado com as doações para comprar carros no Distrito Federal
(Fonte: Marcello Casal/ Agência Brasil)
Na última sexta-feira (13), as delegacias de Repressão aos Crimes Cibernéticos do Distrito Federal e do Espírito Santo prenderam, em flagrante, membros de um grupo criminoso que criavam vaquinhas falsas, com dados de crianças com câncer, para aplicar golpes em doadores.
A Operação Falsa Doação foi realizada na cidade de Riacho Fundo I, no Distrito Federal, e cumpriu mandados de busca, apreensão e dois de prisão.
Segundo a polícia, os golpistas atuavam com esse tipo de transação desde 2022, utilizando dados e fotos dos menores para criar as campanhas de arrecadação de dinheiro. As quantias arrecadadas pelos autores eram utilizadas para comprar e abrir concessionárias especializadas em carros de luxo.
As investigações iniciaram após a identificação de uma vaquinha virtual falsa feita com informações de uma menina com câncer, de seis anos, que vivia no Espírito Santo, mas não resistiu a doença. A partir da análise de vestígios cibernéticos, a polícia localizou e identificou os líderes da quadrilha para realizar a operação de flagrante.
Uma mulher do grupo ainda permanece foragida, já os outros criminosos confessaram os crimes praticados. Eles responderão por estelionato qualificado, fraude eletrônica e associação criminosa, podendo pegar até 11 anos de reclusão.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp